Com pouco mais de uma década, a rede Il Barista lança sua maior casa. E de rua. A nova unidade, que vem se somar a outras seis, sempre em shoppings e equipamentos culturais, tem um aspecto monumental para os concorrentes do ramo. Conta com nada menos do que 400 metros quadrados. Em funcionamento desde o início de janeiro, a casa tem inauguração oficial para convidados marcada para a noite desta quinta (18).
À frente do negócio, a especialista em cafés Gelma Franco, não queria apenas mais uma loja. “Investimos 700.000 reais”, revela a empresária. No mesmo local, o cliente pode encontrar desde um expresso a grão ou pó para levar para casa. Como muitos deles estarão distribuídos em microlotes, o freguês tem a possibilidade provar o que mais lhe agrada ante de efetuar a compra.
No ambiente com 56 lugares, precedido por varanda com deque, avista-se uma grande torrefadora. Assim, acompanha-se a preparação dos grãos. Gelma conta que intenção foi “dar um visual de fábrica”, assim como aproximar o visitante do sistema de produção.
Outro ponto alto, o espaço funcionará como local de estudos, a Escola do Café. O novo Il Barista é sede de um centro de treinamento, o único em São Paulo, licenciado da SCA (The Specialty Coffee Association), a Associação Internacional de Café, com sede nos Estados Unidos. Gelma conta que aplicarão o Education Program da renomada instituição, representada no Brasil apenas em Belo Horizonte e Curitiba.
As aulas destinam-se tanto aos fãs de café quanto aos profissionais da área. Entre os cursos, há de formação de baristas, nome italiano para a pessoa que extrai o café. Abertas, as inscrições podem ser feitas pelo e-mail contato@ilbaristacom.br.
Além da própria Gelma, o time de profissionais inclui Thiago Sabino, bi-campeão brasileiro de barista, no papel de gerente de qualidade dos cafés, e Hugo Silva – campeão brasileiro de Coffee In Good Spirit e atual campeão da Copa Barista, e líder da equipe de atendimento.
É possível escolher entre os vários métodos de extração. Além do expresso, há filtrado, prensa italiana e Hario, por exemplo. Todos são preparados com cafés escolhidos por Gelma em fazendas certificadas e portam nomes musicais e dançantes como Salsa (Chapada Diamantina), Bossa (cerrado), Maestro (Sul de Minas), Ópera (Matas de Minas), Soul (Chapadão de Ferro), Jazz (Mogiana) e Tango (norte do Paraná), mais o Samba (orgânico), o Blues (bourbon vermelho) e o Blues (bourbon amarelo). Além disso, dá ainda para montar o próprio blend.
Il Barista. Rua do Consórcio, 191, Vila Nova Conceição, tel. 2538-1155. 8h às 19h (sábado, das 9h às 18h; fecha domingo).
Autor: Veja São Paulo