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26/04/2020

Com consumidor mais exigente, boutique de café vira tendência em São Paulo

Empresária investiu R$ 450 mil e abriu a primeira boutique de café, onde só serve cafés especiais, produzidos por pequenos produtores.

O brasileiro está acostumado a tomar café em padarias, cafeterias, uma onda que surgiu nos anos 2000. Agora, chegou a vez da gourmetização do café. É que o consumidor está cada vez mais exigente.

Uma empresária que não entendia nada de café, por exemplo, tem hoje oito lojas especializadas na bebida. E com um detalhe: ela só trabalha com cafés especiais. A Gelma Franco conta que descobriu que não tínhamos lugares para tomar café de excelente qualidade e isso a fez ficar muito curiosa. Ela acabou virando empreendedora do negócio.

"Descobri que não tínhamos lugares com esse acesso de tomar cafés com excelente qualidade como expresso", conta Gelma Franco.

Tudo começou quando Gelma viajou para a Bélgica em 2002 e lá perguntaram como gostaria de beber o café. De volta ao Brasil, Gelma começou a pesquisar e estudar o mercado do café. E com R$ 450 mil montou em 2003 a primeira boutique de café, onde só serve cafés especiais, produzidos por pequenos produtores.

"Entrei em uma cafeteria para me aquecer, estava muito frio. E lá recebi duas perguntas muito diferentes para mim: 'como você quer seu café? e 'que tipo de café você quer tomar?'. Então foi muito diferente escutar isso", conta a empresária.

O ticket médio é mais alto do que se cobra numa cafeteria tradicional, mas a clientela paga pela experiência. Para o consumidor conhecer a diferença dos vários tipos de café, Gelma criou um tipo de degustação, “o cupping”, como ela batizou o ritual. Funciona aos sábados, numa das cafeterias em São Paulo.

Durante a degustação o consumidor registra as sensações num formulário. Hoje, a empresária tem oito boutiques de café. Para formar mão de obra especializada, ela criou há um ano uma escola que com os segredos do café.

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Autor: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

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